sábado, 8 de janeiro de 2011

Bruxelas - Bélgica

O "Atomium
          Viajar na Bélgica é fácil, pois as distâncias entre as cidades são curtas, os trens são rápidos e as estradas para carros são bem conservadas. A maioria dos viajantes, inclusive eu e minhas amigas, concentram as atenções em Bruxelas e Bruges, que são mesmo as maiores atrações do país.
          Fui à Bruxelas no dia 25 de Novembro com 4 amigas: Glenda, Letícia, Bia e Bárbara! Fomos de Ryanair e acabamos parando em um aeroporto um tanto longe de Bruxelas (Charleroi), mas existe transfer de ônibus e de trem que custam uma média de 13 euros, então continua valendo a pena ir de Ryanair (se você, como eu, for um estudante que quer economizar! rs).
          Eu e as meninas ficamos apenas um dia em Bruxelas e nos hospedamos em um hostel chamado "Qualit Hostel" que, com certeza, eu indico. Ele é bem localizado, limpo, o quarto é muito bom, tem banheiro nos quartos e o café da manhã é uma maravilha com UM chocolate quente delicioso (umhhh)! 
          O clima na Bélgica é bastante rigoroso tanto no inverno quanto no verão. Visitamos o país no inverno e sofremos com o frio e a neve. No início era tudo mil maravilhas, estávamos loucas pra pegar na neve, mas depois ela fica bem chata, heim? rarara  O frio é insuportável, os dedos das mãos doem e você tem que andar muito empacotada na rua pra aguentar o frio.
          A língua do país é o flamengo, que é uma variação do holandês; quem fala o flamengo também entende um pouco de alemão. Mas em Bruxelas nós ouvimos mais o francês que o flamengo, então quem souber se comunicar em francês estará "de boa"!! Se souber um tantinho de francês prefira ao inglês, mas a comunicação com o inglês é possível em qualquer lugar do mundo, não é? Mesmo com um pouco de dificuldades em alguns lugares, dá pra se comunicar e quando não der, não será nada que uma mímica não resolva! rarara
O bonequinho mijão
          Quanto à segurança, Bruxelas merece mais um pouco de cuidado em relação às outras cidades da Bélgica, especialmente em zonas turísticas e na estação de trem. Claro que se compararmos ao Brasil, a Europa toda é uma tranquilidade! Mas quando estávamos na estação de trem, deixamos nossas malas no chão e passou uma policial que nos orientou a ficar segurando-as, segundo ela tem muito cigano que passa, pega as malas de turistas distraídos e saem correndo, então não deixem suas malas de bobeira, fiquem sempre de olho, nada de deixar nos pés sem segurá-las!!
          Bruxelas era uma cidade que eu não esperava muito, pois em tudo onde pesquisei antes da viagem haviam comentários de que a cidade deixava a desejar, acho que por não esperar muito dela, me surpreendi bastante. Eu adorei a cidade e vale sim a pena conhecê-la, mas é bem verdade que uma visita rápida é suficiente para os pontos turísticos!
Os maravilhosos Wafles!
           Em Bruxelas e na Bélgica em geral, come-se muito frutos do mar e o prato tradicional é o "Moules Frites", que são mexilhões servido com muita batata frita. Mexilhões não é lá algo que me atrai, mas não deixei de provar as famosas batatas fritas da cidade, que são mesmo muito boas. As batatas são servidas com uns molhos diferentes e quem gosta de batata realmente vai se surpreender, são ótimas! Os belgas se dizem inventores da batata-frita e as servem com abundância em diversos pratos e em cones de papel com molhos ou maionese. Os wafles ou "gaufres" têm em toda esquina e são maravilhosos de verdade! E  não posso deixar de falar ainda no chocolate belga (nossa!! O.O), uma delícia. Ah! Mas não queira comparar com o chocolate suíço, pois os belgas são rivais dos suíços nessa questão!!
          E a cerveja? Eu detesto cerveja, então não sou a mais indicada para falar do assunto, mas fui em cada loja de cerveja de impressionar e existem bares na cidade que dizem servir 300 tipos delas, é sem dúvidas a bebida do país! Os nativos dizem que é possível provar um tipo diferente de "cevada" a cada dia do ano, sem repetir! Então pra quem achava que cerveja era especialidade alemã, visita a Bélgica pra ver! rs Outra especialidade do país são os bordados belgas, cada um mais belo que o outro.
          A vida noturna é bem movimentada, os lugares mais procurados são os pubs e a noite é, claro, movida a cerveja belga (que eu não cheguei a provar, pois, como disse, não sou muito fã da bebida, masss as meninas podem dar opinião sobre o assunto!). Quanto aos pontos principais a se visitar, são eles: o "Atomium"; o bonequinho mijão, que pra não se decepcionarem com ele, digo logo é um bonequinho preto, bem pequenino que faz xixi e não é nada demais, mas dele surgem diversas histórias que ninguém sabe na realidade qual a verdadeira; a "Grand Place" é lindaaaa, principalmente à noite.
Ensaio na "Grand Place"
          Fomos na época do Natal à cidade, então o encantamento foi ainda maior, estava havendo um ensaio para o Natal e haviam músicos e uma apresentação de dança com umas pessoas vestidas com roupas iluminadas! Nossa, foi maravilhoso! Pra completar o clima natalino havia uma árvore de Natal gigante no meio da praça, toda iluminada e estava nevando! Não tinha como ser mais emocionante e lindo!
          Bom, eu fui à Bruxelas numa época mesmo diferenciada e especial, que ajuda sim a torná-la mais linda, mas acredito que tirar um ou dois dias para conhecer a cidade é uma boa! Não deixem de provar os chocolates nem os wafles que são uma maravilha e não deixem de ir à "Grand Place" à noite, pois, pra mim, foi o lugar mais atrativo da cidade.

2 comentários:

  1. A foto é de péssima qualidade mas, a cerveja que estou tomando na Praça da Prefeitura de Bruxelas é considerada a melhor cerveja do mundo - Cerveja DUVEL e essa taça eu ganhei, está na minha coleção.
    Parabéns pelo seu blog. Está maravilha. Continue.

    ResponderExcluir
  2. Ai que maravilha!! Para quem gosta de cerveja, estar na Bélgica é um privilégio, não é? =)

    Obrigadaa! =)

    ResponderExcluir