domingo, 16 de janeiro de 2011

Amsterdã - Holanda

          Fui a Amsterdã ("Amsterdã" em português; "Amterdam" em inglês e holandês) no dia 27 de Novembro de 2010 com 4 amigas: Glenda, Letícia, Bia e Binha. Estávamos em Bruges, na Bélgica e pegamos um trem para Amsterdã. Pra quem está em busca de uma noção de preços, o trem custou 30 euros.
          A Holanda é tão bem servida de transportes quanto a Bélgica. Os trens são rápidos e frequentes, não sendo necessário fazer reserva antecipada. A empresa do transporte ferroviário do país é a Dutch Railways (Nederlandse Spoorwegen), cujo site é o "www.ns.nl". Os ônibus são menos populares, menos frequentes, mas são sempre opções mais baratas, a eurolines é a principal empresa em trajetos pela Europa. 
          Se você está vindo de Londres, existe a opção dos barcos. Três empresas fazem viagem de barco entre Londres e a Holanda, são elas: a "Stena Line´s" (www.stenaline.com), a P&O - North Sea Ferries (www.poferries.com) e a DFDS Seaways (www.dfdsseaways.co.uk).
          Uma maneira curiosa e popular de andar pelo país ainda é a "carona", existem, inclusive, pontos especiais chamados "liftplaats", que são sinalizados com uma placa de trânsito com o símbolo internacional da carona que é a mãozinha com o polegar esticado. Eu, particularmente, não indico esta forma de transporte por não achar muito segura, claro! rs
       Quanto à acomodação, ficamos em um hostel chamado "Stayokay Amsterdam Vondelpark" (www.stayokay.com/vondelpark), ele fica perto dos principais pontos turísticos, tem bons quartos e um café da manhã ótimo! Ah, esse hostel fica em frente ao Vondelpark, o parque de Amsterdã famoso por ser permitido fazer sexo nele ao ar livre, desde que respeitadas algumas regras pré-estabelecidas. A polícia de Amsterdã, no entanto, pronunciou-se no sentido de não permitir tais ações. Escolhemos o hostel sem saber da existência desse parque (risos), mas não nos deparamos com nenhuma cena demais! rarara
           Um outro hostel muito famoso em Amsterdã é o "Flying Pig", existem três dele na cidade. Não o conheço, mas ele tem uma boa fama (www.flyinpig.nl).
          A Holanda é a terra dos moinhos, dos tamancos e das tulipas. É o lugar onde nasceu Van Gogh e de Rebrandt e onde se escondeu Anne Franc com seu diário. É ainda o lugar onde as drogas e a prostituição são toleradas. É o país mais densamente povoado do continente europeu; é totalmente plana e metade do território está abaixo do nível do mar, é por isso conhecida como o paraíso dos ciclistas, tendo a bicicleta como outro símbolo!
          A Holanda é famosa pela sua liberalidade em assuntos comportamentais. No século XXI, mantendo esta tradição, legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo e foi o primeiro país a legalizar a eutanásia. Como exemplo para outros países europeus, entrou em vigor em 2008 na Holanda a Lei Anti-Tabaco, proibindo o fumo em lugares fechados. Quanto aos cigarros ilícitos, eles são liberados na Holanda, mas diferentemente do que se pensa, só podem ser consumidos nos coffe-shops específicos (segundo o que falam, esta é a regra, mas a polícia é bastante tolerante). Assim, ironicamente, a Holanda passa a ser o único país do mundo a possuir cafés onde se pode fumar a maconha (marijuana) e o haxixe, mas não se pode fumar cigarro comum.
          O assunto "drogas" na Holanda traz alguns mitos: que há perigo em cada esquina, que tudo é liberado e blá, blá, blá. Bom, é verdade que existem ladrões de carteira, como em qualquer lugar, então fiquem de olho, principalmente na estação de metrô e na área central da cidade, mas não é necessário exageros. Quanto à liberação das drogas, a polícia tolera 5 g de maconha ou haxixe para consumo pessoal. Em Amsterdã essas drogas são vendidas dentro dos coffe-shops e para consumo no mesmo lugar, como dito acima! Percebe-se aqui certa incongruência, afinal só é permitida a venda de droga nos coffe-shops e a droga deve ser consumida no próprio coffe-shop, no entando, a polícia tolera o porte de maconha ou haxixe para uso pessoal, no caso, um máximo de 5g por pessoa. Mas onde essas pessoas conseguem estas drogas? Lei  falha esta, né? Mas propositalmente falha! Bom, de qualquer forma, pra quem vai experimentar algo do tipo, cuidado, não aceite drogas de traficantes de rua, não é permitido por lei; se quiser algo, procure nos coffe-shops.
           Saímos a noite em Amsterdã sem medo, achei-a uma cidade tranquila, não vimos assaltos ou nada do tipo. Ficamos com um pouco de receio, pois estávamos indo em um grupo só de meninas, mas a viagem foi muito sossegada. Vi apenas um homem em frente a uma Mc Donald´s que estava mesmo mal por reação a alguma coisa que havia tomado ou fumado, fiquei assustada com a ele, mas não podemos falar em perigo. Bom, no mais, nenhuma das minhas amigas nem eu quisemos provar qualquer tipo de droga, mas quem quiser, já sabe as regrinhas. Tomem cuidado e estejam sempre com alguém sóbrio pra o acudir em alguma eventualidade.
          Acho importante ainda falar do famoso "space cake" que é o bolinho de maconha. CUIDADO novamente!! Segundo a nossa guia turística, esses bolinhos podem ser mais perigosos que o próprio cigarro da maconha, pois apenas um deles contém o correspondente a 3 cigarros da droga, além disso o bolinho demora a fazer efeito, fazendo com que muito desavisado acabe por exagerar na dose.
          O holandês é um idioma difícil e pouco falado pelo mundo, lembra um pouco o dinamarquês e o inglês na estrutural gramatical e na sonoridade, parece com o alemão. O holandês e o flamengo (comentado em post anterior, falado no norte da Bélgica) são muito semelhantes; de fato, o flamengo é mesmo o holandês, mas com uma diferença comparada à diferença entre o português de Portugal e do Brasil. Não se preocupem, a maior parte da população holandesa (99,99%) fala bem o inglês e não possuem aquele orgulho exacerbado do idioma, como acontece em outras partes da Europa, onde as pessoas se recusam a falar outro idioma que não o seu.
          Quanto à Amsterdã, particularmente, não podemos deixar de falar de seus canais, são 165 deles, e cada agrupamento de quarteirões é ligado a outro por pontes, que somam um total de 1281. Para circular em Amsterdã, o melhor é caminhar mesmo, afinal é tudo bem perto. De qualquer modo, se precisar se deslocar dentro da cidade, pegue um ônibus ou um tram, que é um bonde moderno e famoso por lá. Circular de barco por dentro dos canais também é uma forma bonita e diferente de se enxergar Amsterdã, a maior parte dos barcos param nos pontos turísticos e você tem a possibilidade de descer e pegar um barco seguinte, pagando apenas um valor diário.
          Quanto aos museus e pontos turísticos da cidade, existe o chamado "I amsterdam card", que é um cartão que dá direito a entrada gratuita ou a um desconto na entrada dos museus e ainda garante transporte livre. Pra quem estiver indo a Amsterdã e tiver a intenção de entrar em muitos museus, vale a pena comprar o cartão, mas se esta não for a sua intenção, deixe pra comprar tudo na hora mesmo.
          Os museus mais famosos da cidade são o Museu de Van Gogh e o Museu de Anne Frank. Anne foi uma adolescente alemã de origem judaica que foi morta aos 15 anos em um campo de concentração. Ela foi obrigada a viver confinada com sua família no sótão de um escritório em Amsterdã e escreveu um diário neste período. A família foi descoberta pelos alemães, todos foram deportados e morreram em diferentes campos de concentração, sobrevivendo apenas o pai de Anne, que publicou o diário em 1947, o qual é, atualmente, um dos livros mais traduzidos do mundo. O museu de Anne Frank é a casa onde ela ficou escondida com a sua família durante dois anos, na visita, segue-se um percurso que passa por todo o esconderijo até uma galeria final que tem a cronologia da 2ª Guerra Mundial, destancando a família Frank.
          O "Van Gogh Museum", é um dos principais atrativos da cidade e possui a maior coleção de pinturas do mestre; a exposição é em ordem cronológica, permitindo-se perceber a evolução do estilo do pintor.
          Outros atrações que chamam a atenção dos turistas são: "Heineken Experience", que é uma espécie de museu que conta a história da empresa que fabricava a Heineken, nele se conhece a história do museu, a produção da cerveja e são mostradas as melhores campanhas publicitarias da Heineken, ao final tem-se ainda a esperada degustação; Madame Tussauds, que é o Museu de Cera, uma filial do museu de Londres, com as figuras dos famosos e outras personalidades históricas em cera (dizem que as peças são melhores na Inglaterra); o Sex Museum, que tem filmes pornôs antigos, gibis, aberrações sexuais e muitas outras coisas relacionadas ao sexo; Voldepark, o parque do qual falei acima; o Museu da Maconha (marijuana museum); e a Red Light District.
ESTA FOTO FOI RETIRADA DA NET
          No Red Light District, as prostitutas alugam quartos e ficam lá com suas roupas provocantes como se estivessem mesmo numa vitrine. O bairro se tornou um lugar de visita turística obrigatória da cidade, de famílias e de todo o tipo de gente, e nós não deixamos de ir conferir. O que achei engraçado é que tinha umas alas de gordinhas, outras de mulheres mais velhas etc.
          Quanto à prostituição, há também limitações, ela só é permitida nos distritos conhecidos, dos quais o mais famoso é o Red Light District. A regra é não fotografar as meninas que estiverem nas vitrines de luz vermelha. Segundo a guia, podem chegar a quebrar a sua máquina, caso você desrespeite a regra.
          Bom, ficamos 3 dias em Amsterdã e neste tempo deu pra ver tudo o que havíamos planejado, mas se tiverem um tempinho a mais, Amsterdã é muito rica e tem mesmo muita coisa pra visitar. A cidade é muito bonita, mas confesso que vindo de Bruges, eu esperava ainda mais de Amsterdã quanto à beleza. De qualquer forma, a cidade é encantadora, mas, mais do que isso, ela é uma cidade diferente, que aguça a curiosidade de todos e por isso deve ser incluída nos roteiros Europa a fora.

2 comentários:

  1. Parabéns garota, você fez um guia, roteiro e bela história para quem for visitar Amsterdam. Faltou apenas comentar sobre as bicicletas que andam pela cidade.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Em português escreve-se "Amesterdão" e não "Amsterdã"...

    ResponderExcluir