quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Toledo - Espanha

          Localizada a 60 km de Madrid, Toledo é uma cidade histórica, de arquitetura moura e idade quase milenar. A parte antiga da cidade, toda preservada, está localizada no topo de um montanha e possui, intactos, trechos das muralhas que a protegiam e cercavam.
          A cidade sofreu muitas ocupações das quais guarda marcas, principalmente da invasão árabe. Famosa pela tolerância religiosa, contava com grandes comunidades de judeus e muçulmanos que, no entanto, foram expulsos por reis católicos em 1492.
          Toledo foi a capital da Espanha visigótica, do reinado de Leovigildo até a conquista moura da península ibérica no século VIII e conheceu uma era de prosperidade sob o califado de Córdoba, perdendo o seu poderio político e econômico quando os judeus foram expulsos e a família real foi transferida para Madrid em 1561.
          Fui a Toledo no domingo do dia 14 de novembro. Estava em Madrid com o pessoal da UFPB: Gúbio, Alexandre, Tatiana, Gabriela e Yasmim, e decidimos fugir do nosso roteiro e dar um pulinho em Toledo. A visita foi de apenas um dia, a cidade é pequena e esse tempo é suficiente pra conhecer os pontos principais, mas pra quem gosta muito de história, vale a pena tirar um fim de semana inteiro pra conhecer a cidade, que é cheia de lendas,  possui um clima poético e nos faz sentir dentro de um livro.
          Fomos a Toledo de ônibus, porque havíamos perdido o trem; mas ir de trem é sempre mais confortável e mais rápido, claro. O dia estava nublado, o que nunca é legal pra quem está fazendo turismo, mas não deixei de me encantar com a cidade por isso.
          Toledo é cheia de ruas muito estreitas, o que nos obriga a andar a pé, então quem quiser conhecer a cidade, vá com sapatos bem confortáveis. Existem também trenzinhos e ônibus que fazem um passeio por fora da parte antiga da cidade, ao redor de suas muralhas, é um passeio belíssimo. Uma sugestão é bater perna por Toledo, visitar as igrejinhas e os museus, e depois pegar um ônibus desses (foi o que fiz)!
          O problema do meu passeio foi quando o ônibus parou no centro da cidade e nos deixou debaixo de uma chuva torrencial (risos)! Corremos pra as lojinhas de souvenir, compramos sombrinhas e continuamos nosso passeio na chuva mesmo (turistas até debaixo d´água!! rara ).
          Apesar do nosso sofrimento na chuva, foi "demais" conhecer essa cidade tão antiga que é Toledo!

3 comentários:

  1. Rayana, foi navegando em outros sites que encontrei este falando de Toledo na Espanha, por eu ter gostado muito de Toledo, entrei e num é que o blog é seu. Parabéns. Fiquei muito satisfeito por está lendo seus comentários. Por falar em Toledo, já postei matéria sobre a escada rolante gigante, tá no váconferir.
    Vou ficar navegando no seu blog, pode ser?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Walter,
    Que legal!! Obrigada! Só vi agora o seu comentário, por isso não respondi antes!! Estou feliz em saber que gostou.
    Vou dar uma olhada no "váconferir" e ver a sua matéria sobre a escada rolante gigante! :)

    Um beijão.

    ResponderExcluir
  3. Segue a escada rolante gigante, veja:[TOLEDO](http://vaconferir.blogspot.com/search/label/ESCADA%20ROLANTE%20GIGANTE)

    ResponderExcluir