quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aveiro - A Veneza Portuguesa

          Aveiro é conhecida como a Veneza Portuguesa e parece mesmo! Disse isso ao pessoal assim que vi a Ria de Aveiro e nem sabia que esse "apelido" era atribuído à cidade.

A ria de Aveiro
          Aveiro fica bem próximo a Coimbra, são apenas 68km de distância. Um amigo, chamado Carlos, estava indo passar o dia lá com um pessoal da universidade (brasucas e romenos) e eu resolvi ir também, mesmo sem conhecer o grupo! A cidade é bem pequena, mas é LINDA! É um passeio que vale a pena fazer!

Brasucas e Romenos

          Existem lá umas bicicletas, chamadas BUGAs, abreviação para Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro, que são disponibilizadas a todos os cidadãos, basta "pegar, andar e devolver" no ponto de BUGAs! Achei isso muito legal, é a única cidade de Portugal que tem, mas soube que existem outras cidades do mundo com programas semelhantes! O sistema de uso é como uns carrinhos de supermercado em que você introduz uma moeda e a recupera quando devolve a bicicleta em um dos parques existentes, os "parques BUGA". Para facilitar a circulação do tráfego, a cidade é toda adaptada com pistas apropriadas para as bicicletas.

BUGA
          Viajamos de comboio, íamos no do primeiro horário, mas o perdemos e acabamos chegando um pouco tarde, já eram 11hs da manhã. Assim que chegamos, fomos em busca das BUGAs pra conhecermos a cidade de bicicleta, mas não tinha mais nenhuma disponível, então passeamos um pouco a pé pela cidade, tiramos fotos e fomos almoçar num Shopping já que tinha mais variedades de almoço (em grupos grandes é complicado decidirmos por um restaurante que agrade a todos).
          Depois do almoço, fomos a outros pontos turísticos e resolvemos conhecer a chamada "Praia da Barra"! Muito linda, mas apesar de estar fazendo MUITO sol (o que fizeram as fotos ficarem extremamente claras), estava frio. A praia estava bem paradisíaca, mas disseram que o verão por lá é agitado!

Praia lindaa!

Eu não me arriscaria nem com roupas de proteção!! Que frioo! (rarara)

         A tardinha, fomos à Ria de Aveiro. Para explicar o que é uma ria, recorri à Wikipédia, porque sinceramente ela não fez parte das minhas aulas de Geografia do colégio (rarara). Segundo a Wikipédia a ria "é uma configuração geográfica formada pela foz de um rio, formando um vale costeiro submergido ou estuário que foi tomado pelo mar. Como consequência, obtém-se um braço de mar que se introduz na costa, coincidindo com a desembocadura de um rio, que também se influencia pelo regime de marés". Entendeu? (rarara)
          A ria de Aveiro é muito utilizada para fins turísticos e é cheia de uns barquinhos característicos de lá, chamados "moliceiros".

          Passeamos em um "moliceiro" desses, o qual chamava-se "Viva a Ria", e o passeio ainda incluía champanhe e um doce muito tradicional daqui chamado "ovos moles", que eu particularmente não gosto porque detesto gemas de ovos, ingrediente principal do doce!! (rs)

"Viva a Ria" 
          Após o passeio no moliceiro tiramos mais umas fotos pela cidade e aproveitamos os últimos raios de sol para conhecer o Parque Infante D. Pedro (ainda deu tempo!! O.o).


          Voltamos para Coimbra no último Comboio, às 20:30hs! Posso dizer que o passeio valeu realmente a pena! =)

Um comentário:

  1. Oi Rayana,
    Eu não sei se você ainda acompanhar comentários a este blog, mas eu fui acompanhando a história da primeira fotografia sobre este post, A ria de Aveiro, e queria saber se ele foi tomado por si mesmo? Se não, você pode talvez recordar onde você o encontrou?
    Por favor, desculpe qualquer texto incomum aqui como eu estou usando um serviço de tradução.
    Atenciosamente,
    Rupert

    ResponderExcluir