quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Latada 2010

          A Festa das Latas e Imposição de Insígnias é uma festa tradicional em Coimbra que acontece em outubro e tem por objetivo celebrar o início do ano letivo e dar as boas vindas aos novos estudantes! Ela teve origem no início do século XIX, mas desta época até antes da década de 50 do nosso século era festejada com outro objetivo, o de comemorar o término das atividades escolares, utilizando latas e outros objetos barulhentos!
 
Cartaz da festa

A entrada
 
Muita gente reunida pra assistir à Serenata

          A Latada deste ano começou no dia 20 de outubro, quarta-feira. A Serenata sempre marca o início desta festa! Como tradição, os grupos de amigos das faculdades se reúnem e fazem jantares antes da Serenata, o famoso "jantar da serenata"! Fui chamada a um jantar das minhas colegas de casa que são portuguesas, mas acabei não indo... =/
          A Praça do Comércio, onde houve a Serenata estava extremamente cheia, um verdadeiro formigueiro de gente, não conseguíamos nem andar e acabamos ficando longe do "fuzuê", tirando fotos por aí.

quarta-feira (20-10-2010)

          Após andar um pouco pelos lugares menos cheios da Serenata, decidimos ir a um lugar fechado e quentinho (risos), estava MUITO frio na rua. Fomos, então, a um barzinho legal daqui chamado "Tapas", lá tocam músicas brasileiras e é bem animado, mas as músicas não são das mais novas (rararaa), uma música que sempre toca, por exemplo é "Anna Júlia" de Los Hermanos (pode acreditar!! rs). 


Eu, Marília e Lê no Tapas

O "Tapas"

 
A tenda eletrônica
           O segundo dia, 21 de outubro, quinta-feira, foi, como sempre o é, reservado ao Sarau Acadêmico e os demais dias são noites de festas com artistas famosos portugueses, como pode ser visto no cartaz adicionado no início do post.
          Eu e meus amigos fomos a todos os dias da Latada e em cada dia a "prévia" era feita na casa de alguém, pois a festa só começa às 2hs da manhã! O.o  
         


quinta-feira (21-10-2010)

sexta-feira (22-10-2010)
 
sábado (23-10-2010)
 
domingo (24-10-2010)
 
segunda-feira (25-10-2010)

terça-feira (26-10-2010)
 
quarta-feira (27-10-2010)

O Cortejo

           Sobre a latada, não se pode deixar de falar do Cortejo. O Cortejo aconteceu no dia 26 de outubro, terça-feira, durante a tarde. No cortejo, os caloiros se juntam aos respectivos padrinhos* e desfilam pelas ruas com suas fantasias que geralmente passam mensagens críticas sobre a realidade do ensino superior e da política do país, este ano houve grande crítica à ação social escolar e à falta de bolsas de estudo no Ensino Superior. A Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) abriu o cortejo com um canguru sem bolsa, uma sátira à situação atual,  mostrando que há estudantes a "saltar" do Ensino Superior porque não têm bolsas. Alguns dirigentes associativos ainda surgiram de mãos atadas, querendo dizer que mesmo que queiram, não conseguem lutar sozinhos.
          *PADRINHO: No início das aulas o caloiro é escolhido por um aluno do mesmo curso e que não seja caloiro, claro, para ser seu afilhado; se ninguém o escolher como afilhado, o caloiro também pode procurar um padrinho. No cortejo, os padrinhos compram o kit do caloiro, que é formado por uma chupeta, um penico e um apito da cor do curso que os caloiros vão levar consigo durante o Cortejo e escolhem as fantasias do caloiro!

    

Caloira com fantasia de ovo, seu penico e sua chupeta

           Os estudantes que estão no penúltimo ano do curso levam um nabo para "ornamentar", como eles dizem, as suas pastas durante o cortejo. Os caloiros vão roendo as cabeças dos tubérculos ao longo do desfile e no final deste, seguindo a tradição, o "doutor" (como são chamados os alunos do 2º e 3º ano) deve atirar o ramo do nabo ao rio Mondego para que consiga acabar o curso.

Caloiro roendo o nabo
          O desfile começa  na alta universitária e termina junto ao largo da portagem, nas escadas do Rio Mondego, que é onde ocorre o batismo dos caloiros. Ao final do trajeto, o penico é usado pelos os padrinhos para batizarem o caloiro com as águas do Rio Mondego. O batismo aqui simboliza o início de um novo ciclo na vida dos caloiros, "as águas inundam a vida dos caloiros com o espírito acadêmico", é o que eles dizem!
Catarina, uma amiga portuguesa, sendo batizada
            Bom, isso foi a latada 2010, uma das duas maiores festas que têm em Coimbra! A festa é paga, só a Serenata e o Cortejo que não, mas vale muito a pena participar de todos os dias, quem vier a um intercâmbio em Coimbra, não pode deixar de ir! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário