sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Madrid

          Madrid está entre as cinco cidades europeias mais visitadas, a cidade é rica em arte e história, e possui alguns dos museus mais importante do mundo, além de outros belos pontos turísticos que atraem tantos visitantes todos os anos.
          Fui a Madrid no dia 12 de Novembro de 2010, quinta-feira, com o pessoal da UFPB: Gúbio, Tatiana, Alexandre e Yasmim (que moram em Lisboa) e Gabriela (que mora em Viseu).
          Quem vier fazer intercâmbio em Portugal não tem como não ir a Madrid, afinal a Espanha fica aqui ao lado e existem muito voos Low Cost para lá. A cidade é linda e você respira cultura.
          A Estátua do Urso e do Medronheiro (foto acima), situada na Puerta Del Sol, é um dos pontos emblemáticos da capital por sua simbologia e localização  bastante central, foi feita em 1967 pelo escultor Antonio Navarro Santafé e representa o escudo de Madrid: um medronheiro e um urso agarrado a ele. Outros pontos símbolos da cidade são: a sua "Plaza Mayor", que está situada no centro comercial da cidade; a "Plaza de Colón", feita em homenagem a Cristóvão Colombo;  a "Plaza de Toros de Las Ventas", que é a maior praça de touros da Espanha; dentre outros.
"Paseo de la Castellana"
          Eu e o pessoal ficamos em um albergue chamado MAD Hostel, recomendável, com café da manhã bom e tal, mas albergue é albergue, ? (risos)  Cheguei na cidade na tarde do dia 12, deixei as coisas no albergue e fomos andar até tarde. Voltamos pra o hostel para nos arrumar, jantar e ir conhecer a balada da cidade, que aliás vale muito a pena, tem muito bares, pubs, discotecas... e, assim como em Salamanca, a maioria dos lugares não cobra entrada e muitos ainda oferecem shots bem baratos. 
          O protagonista do dia de sábado, 13 de novembro, foi a cultura. Tudo bem, não começamos lá com todo esse espírito cultural, afinal nossa primeira parada foi o Estádio Santiago Bernabéu, de propriedade do Real Madrid, pra enlouquecer todos os marmanjos que adoram futebol. Mas em frente ao Estádio já havia uma feira medieval que adorei conhecer!
Mercado Medieval
           Do estádio, estávamos seguindo andando para um dos museus de nossa lista do dia e nos deparamos com uma exposição "Brasilia 50 años - medio siglo de la capital de Brasil" na galeria de Nuevos Ministérios e, claro, paramos pra dar uma espiadinha. Estávamos em Madrid e com muita coisa pra conhecer, mas foi uma honra ver uma exposição em homenagem à capital do meu país e não podíamos deixar de prestigiar.
Na exposição "Brasília 50 anos"
         Visitamos a Plaza del Colón, a Plaza de Cibeles e paramos parar o almoço.
          Era tanta coisa pra ver que nosso almoço neste dia foi um lanchinho em um café bem aconchegante próximo ao nosso ponto de passeio seguinte, os Jardins do Retiro de Madrid. Bom, Os Jardins do Retiro foram feitos entre 1630 e 1640 quando o Conde-Duque de Olivares, vassalo do rei Filipe IV (1621-1665), ofereceu ao monarca alguns terrenos para o lazer da Corte em redor do "Convento de San Jerónimo el Real". O parque é muito grande, são 118 hectares de jardim, e dentro dele encontra-se muitas fontes e monumentos bonitos; o Palácio de Velázquez; o Palácio de Cristal, que é uma estufa, construída em 1887 com a finalidade de cultivo de plantas exóticas; etc.

Palácio de Cristal

Monumento a Afonso XII nos Jardins do Retiro
          A próxima parada foi a "Iglesia de Los Jerónimos", as lojinhas de Souvenir da pracinha próximo ao Museu do Prado e, claro, o Museu do Prado. Neste ponto, tenho que informar que Madrid foi o lugar onde achei mais lembrancinhas baratas e atenção pra quem estuda na Europa: não esqueçam suas carteirinhas de estudante ou qualquer carterinha que comprove que você estuda em algum país dentro da União Europeia, isso te dará muitos descontos nas entradas dos museus; estudante europeu não paga pra entrar no museu do Prado, por exemplo.   =)
"Iglesia de Los Jerônimos"
          Depois do Museu do Prado, ainda passamos na Estação Atocha e no Centro de Arte Reina Sophia, mas decidimos voltar aos dois lugares na manhã do dia seguinte para vermos com mais calma e podermos entrar e apreciar as obras do Centro de Arte Reina Sophia.
          Após andar tanto, voltamos ao hostel e fomos jantar. Depois do jantar, visitamos a Puerta Del Sol,  onde há o ursinho símbolo da cidade, a Estátua do Urso e do Medronheiro, que é bem menor do que qualquer um que não conheça Madrid imagina (risos); conhecemos também a Comunidade de Madrid que também fica próximo a "Puerta del Sol"; e fomos à Plaza Mayor, que, aliás, deixa a desejar na Plaza Mayor de Salamanca, como haviam mesmo me dito. Todos esses lugares ficam próximos ao albergue onde nos hospedamos, então foi um passeio tranquilo enquanto olhávamos as lojinhas da região e pensávamos no que iríamos fazer no dia seguinte.
No Centro de Arte Reina Sofia
          No domingo pela manhã, voltamos ao Centro de Arte Reina Sofia que tem esse nome em  homenagem à rainha Sofia da Espanha e juntamente com o Museu do Prado e o Museu Thyssen-Bornemisza forma o conhecido "Triângulo de Ouro da Arte de Madrid". Considerado um dos mais importantes museus de arte moderna da Europa, o Centro de Arte Reina Sofia possui excelentes coleções de arte do século XX, com obras de: Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró, Jacques Lipchitz, entre outros. Pra quem gosta de arte, esta é uma visita pra durar uma manhã ou uma tarde inteira.
          Após o Centro de Arte, fomos novamente à Estação Atocha e decidimos ir a Toledo, onde passamos a tarde e a noite do domingo (sobre Toledo escreverei em meu próximo post).
           Na segunda pela manhã fui visitar os "Jardinis de Sanatini", a "Catadrel de La Almudena" e o Palácio Real, que sinceramente foi o que mais gostei de conhecer em Madrid, incrível o luxo que aquelas pessoas tinham, cada cômodo do palácio era mais LINDO que o outro!!! Quem for a Madrid, não deixe de ir ao Palácio Real, é parada obrigatória, sem dúvidas!
Palácio Real
"Catedral de La Almudena"
MADRID É LINDA! Amei tudo por lá.

Um comentário:

  1. Olha, vocês conheceram o que existe de melhor em Madri, principalmente os pontos turísticos de maior relavância, palácio real e seus jardins, catedral, praça cibeles com o prédios fantástico dos correios em frente etc.Parabéns.

    ResponderExcluir