terça-feira, 12 de outubro de 2010

A primeira impressão

          Na segunda-feira, 20 de Setembro, Murilo, amigo de Marília que mora na mesma casa que ela, estava indo pra a Faculdade e me levou até a Divisão de Relações Internacionais da UC, DRI. Lá, orientaram-me a fazer o plano de estudos (escolher as "cadeiras" que quero cursar); a fazer um cartão da universidade chamado "ESN Coimbra" na Associação Sócrates Erasmus, que é uma associação que dá apoio aos estudantes estrangeiros; e deram-me ainda uns documentos para que eu apresentar no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).

          Para fazer o ESN Coimbra paga-se uma taxa de 5 euros. Com este cartão, você ganha descontos em muitos estabelecimentos como xérox, academia, 30 euros de desconto na compra de um celular (telemóvel) da Vodafone, descontos em viagens que são organizadas pela Associação, etc. Ganha ainda um chip cujo plano custa 5 euros por mês e dá direito a ligações e mensagens ilimitadas entre os estudantes Erasmus (alunos de mobilidade, como eu, também são considerados Erasmus), e você ainda pode pagar uma taxa de 1 euro a cada 3 meses para fazer ligações com baixo custo para o Brasil (0,6 cêntimos a ligação para telefone residencial). Para alunos de outras nacionalidades, existem outros planos de celular que também são vantajosos.
          Nesta primeira semana, tratei de resolver os detalhes que a senhora da DRI me orientou, de marcar a minha entrevista no SEF e de procurar o meu apto.
          Fui ao departamento de relações internacionais da Faculdade de Direito pra entregar o meu plano de estudos e fazer minha matrícula, mas a senhora me disse que eu assistisse primeiro às aulas pra decidir se eu realmente quero aquelas "cadeiras", pois depois eu não poderia fazer modificações. Eu a ouvi e fiz bem, você sempre acaba mudando uma coisa ou outra do plano de estudos que fez no Brasil, pois aqui fica sabendo de cadeiras que não sabia que eram oferecidas, que não constavam no site da UC, ou de cadeiras que tem professores espetaculares cujas aulas ninguém pode deixar de ir, etc. Eu acrescentei umas cadeiras às que eu havia escolhido, como "medicina legal", que não é mostrada no site, e retirei outras, pois havia choque de horários.

          Fiz meu cartão ESN, fui na Vodafone desbloquear o chip que recebi da Associação Sócrates Erasmus, desbloqueei o celular que trouxe do Brasil e fui procurar minha casa! Eu ainda era uma sem teto e fiquei na casa de Marília alguns dias, o que foi maravilhoso, porque lá moram 6 pessoas, então não fiquei sozinha um minuto sequer, recebi apoio de todo mundo e fiz amizades (fora Marília, moram Pablo, Carlos, Murilo, Márcio e Helena, todos brasileiros, pena que não tinha lugar pra mais um... =] ).
          Na terça-feira, fui com o pessoal da casa de Marília conhecer a noite da cidade. As pessoas aqui saem na terça e na quinta, parece que ninguém estuda, não é mesmo? rs     Mas as aulas não começam muito cedo! Eu, por exemplo, só tenho aula às 8hs na terça-feira, as outras aulas são sempre perto das 11hs.
          Quanto ao apto., parecia que ia ser difícil encontrar, o único que eu havia gostado era o que Sara, uma amiga, havia morado, mas ele estava um pouco caro, então resolvi procurar mais um pouco e, se não achasse mais nada, ficaria nele. Olhei no jornal, em cartazes e no mural da universidade, mas por telefone não é muito legal, pois os portugueses não gostam de alugar seus aptos a Erasmus.
          Resolvi então ir a uma imobiliária! Troquei de roupa, fui à Praça da República, parei uma moça e lhe perguntei onde havia uma imobiliária próximo dali, ela disse que só havia em Celas, que é um "bairro" vizinho, e perguntou se eu estava procurando casa, disse-me então que uma amiga sua estava morando em um t4+1 (um apto com 4 quartos e mais uma sala que pode ser transformada em quarto) sozinha e que estava procurando mais 2 moças para dividir o apto., fiquei interessada e ela me passou o telefone da "rapariga". No mesmo dia, terça feira, dia 19 de Setembro, liguei para a menina e fui olhar o ap., que achei ótimo, resolvi então que seria este mesmo.
          Estou então dividindo o ap com esta portuguesa que tem 18 anos e se chama Mariana. O apartamento é bom, grande: 4 quartos; sala de TV (que pode ser transformada em outro quarto) com TV a cabo; cozinha equipada; dispensa; dependência de empregada, onde guardamos os produtos de limpeza; um quartinho de guardar sapatos que fica no corredor (nunca tinha visto um desses, nele tem uma estante bem grande com vários espaços pra sapatos); 3 banheiros e 3 varandinhas (uma na sala e duas em dois dos quartos). No meu quarto tem a cama, um guarda-roupa, uma mesinha de cabeceira, uma mesinha de estudos e uma estante, ah, e tem ainda uma janela enorme com uma bela vista! O apartamento fica próximo à Faculdade e próximo à casa de Marília, o que também é muito bom!! =)
         Minha mudança foi na quarta-feira, dia 22 de Setembro, peguei um táxi e levei minhas malas pra a nova casa. No mesmo dia, fiz compras no Pingo Doce e uma faxininha no meu quarto, organizei tudo e pronto! Estava instalada e agora sim, despreocupada!! rs
          No dia seguinte providenciei minhas chaves e tentei terminar de organizar meu horário de estudos. Programei ainda a minha primeira viagem, Salamanca - Espanha, pra esse primeiro fim de semana do intercâmbio mesmo.
          Na sexta-feira, não tive aula e viajei depois do almoço com Letícia, Glenda, Murilo e Daniel para Salamanca, na Espanha.

Um comentário: