quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A última semana antes de Coimbra

      
          A última semana antes de eu vir a Coimbra foi bem movimentada. Minha passagem estava comprada para o dia 18 de setembro e no dia 13 de setembro o Consulado ainda não havia dado uma resposta.
          A seleção para o Programa do Santander foi bem tarde e consequentemente a minha Carta de Aceitação também chegou tarde. O coordenador de relações internacionais da UFPB pediu para não entrarmos em contato com as universidades estrangeiras, pois essas questões são delicadas e blá blá blá... Esperei um "bocado", mas como nenhuma resposta chegava, resolvi entrar em contato com a Universidade de Coimbra, pois eu precisava urgentemente dar entrada em meu Visto de Estudos e pra isso precisava da Carta.
          Descobri que por algum problema a Universidade não havia recebido a minha documentação e fiquei ainda mais desesperada, mas Dr. Regina Freitas (das relações internacionais da UC) conseguiu agilizar minha Carta que chegou 2 dias após eu entrar em contato com ela! Foi uma felicidade pra mim ver o e-mail com um arquivo anexado chamado "Carta de Aceite". Nossa, uma alegria! Até parecia que meu problema estava resolvido, mas não estava de forma alguma, afinal já era dia 20 de agosto, uma sexta-feira.

          Bom, o Vice-Consulado de Recife, onde dei entrada no meu visto, só funciona pela manhã e, por isso, não tive como dar entrada no visto na própria sexta-feira, pois minha Carta chegou ao meio dia. Mas já estávamos com todos os documentos necessários pra o Visto e na segunda-feira seguinte fui cedinho com Rafaela, a mãe de Rafaela e Ingrid para Recife (Rafaela e Ingrid também estão no intercâmbio e ganharam bolsas do Santander; elas estão em Braga - Portugal  e também receberam suas cartas de aceite na sexta-feira, dia 20).
          No Consulado, fui atendida por Corina que, aliás, é um amor de pessoa, mas ela deixou bem claro que os vistos estavam saindo no prazo mínimo de 30 dias. Deixei junto aos meus documentos uma Declaração de Urgência que explicava a minha situação e pronto, bastava eu rezar, né?! rs   Fiz até promessa (rarara), afinal as aulas começariam no dia 06 de setembro e minha passagem estava comprada pra o dia 18 de setembro, já com 2 semanas de atraso nas aulas.
          Como sou uma pessoa impaciente e não consigo "sentar e esperar", liguei algumas vezes pra o Cônsul de Salvador (todos os vistos que têm entrada em Consulados portugueses do NE são enviados pra o Consulado de Salvador), apesar de já ter mando a Declaração de Urgência, pra explicar a minha situação e tentar agilizar o meu processo (isso deu certo!!). No dia 14 de setembro, numa terça-feira, o meu visto foi autorizado, o processo do Visto durou, portanto, 21 dias (foi rápido!).
          Como faltavam apenas 4 dias pra a minha viagem, tive que ir pegar o Visto em Salvador, pois não daria tempo esperar ele chegar em João Pessoa. Na mesma hora que recebi a notícia de que meu Visto havia sido autorizado, acessei a internet e comprei minha passagem pra Salvador.
          Fui a Salvador no dia 16 de setembro, uma quinta-feira e voltei no mesmo dia com o Visto em mãos (aleluia!!). Na sexta-feira, resolvi os últimos detalhes da viagem: troquei meus reais por euros (o que eu já devia ter feito); comprei mais umas coisinhas que faltavam... A noite fui a festinha de Sophia, minha prima e aproveitei pra me despedir de todos os familiares (a despedida dos amigos já havia acontecido). No sábado, terminei de fazer as malas com a ajuda de mainha e viajei pra Natal depois do almoço!
          Meu vôo saiu às 20:40hs da noite (horário do Brasil) e cheguei às 8hs da manhã em Lisboa (horário de Portugal).

2 comentários:

  1. Algumas ligações para Salvador???? Minha conta veio astronomica!! kkkkk

    Amor vem embora, tô com saudade!

    ResponderExcluir
  2. Owwww!! Tb estou morta de saudades, Bê! TE AMOO! ;)

    ResponderExcluir