quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Visto

     Foi grande a maratona na busca da documentação para o Visto de Estudantes. E como fui alertada  que assim seria desde a 1ª reunião com o Assessor Internacional da UFPB, comecei a providenciar os documentos bem cedo.
     Tudo o que eu ouvia falar sobre o Visto de Estudos era da demora, dos alunos que acabavam viajando sem ele, etc etc etc. Muitos alunos viajavam e deixavam pra pegar o Visto em Madrid ou em Vigo para não ficarem esperando no Brasil e perdendo aulas. Vejam bem, isso realmente NÃO É MAIS PERMITIDO, foi PROIBIDO e os alunos de graduação não conseguem se matricular se não estiverem com os seus devidos Vistos de Estudante.
      O professor Félix disse também em nossa primeira reunião que cada funcionário do Consulado podia pedir documentos diferentes, então sugeriu que todos os alunos enviassem e-mail e ligassem para os Consulados de Recife e Salvador perguntando sobre a documentação e que depois disso nós juntássemos as informações obtidas. E assim aconteceu, cada aluno recebeu uma informaçãozinha a mais aqui, outra a menos ali..., juntamos tudo e o resultado foi uma imensa  lista. De qualquer forma, era preferível pecar pelo excesso que pela falta.
     Segue a lista com todos os possíveis documentos a serem pedidos:
  1. Formulário do "Pedido de Visto Schengen" (de preferência preencha-o no Consulado com as orientações de quem lhe atender)
  2. Declaração de pedido de Visto de Estudante
  3. Duas xerox autenticadas do RG
  4. Duas xerox autenticadas do passaporte
  5. Documento de viagem válido por mais de 3 meses após a duração da estada prevista
  6. Duas fotografias 3x4, tipo passe, a cores e fundo liso, actualizadas e em boas condições de identificação do requerente
  7. Título de transporte que assegure o seu regresso (bilhetes das passagens ou reservas)
  8. Seguro de viagem (apólice no valor de 30.000 euros, com direito a repatriação e válida por 1 ano OU modelo PB4 ref. Acordo Brasil/Portugal Segurança Social - INSS - Ministério da Saúde)
  9. Requerimento para consulta do registro criminal português pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Este documento é obtido no próprio Consulado.
  10. Comprovante das condições de alojamento (se for hotel ou pousada, confirmar reserva de 15 dias, pelo menos [alguns Consulados exigem um tempo menor] ). No Consulado de Recife, não é aceito e-mail como comprovante, mas alguns Consulados aceitam, é preciso se informar no Consulado onde você for tirar o seu Visto. 
  11. Comprovante da existência de meios de subsistência. Se estiver indo com Bolsa de Estudos, levar uma declaração do responsável pela Bolsa (levei uma declaração do Banco Santander). Se os pais forem os responsáveis pela subsistência, levar uma declaração de rendimentos (comprovante de renda) e outra de responsabilidade que conste o montante a ser enviado mensalmente.
  12. Carta de Aceitação da Instituição de Ensino Superior referindo o período de duração dos estudos (para dar entrada no Visto é permitido levar a Carta de Aceite enviada por e-mail, contanto que seja apresentada a original depois).
  13. Atestado de Sanidade Mental
  14. Atestado de Saúde Física, que ateste que a pessoa tem boas condições de saúde e que não é portador de nenhuma doença infecto-contagiosa. 
  15. Certificado de Antecedentes Criminais emitido pela Polícia Federal, com menos de 90 dias
  16. Certificado de Antecedentes Criminais emitido pela Secretaria de Segurança Pública
  17. Nada Consta da Justiça Federal
  18. Nada Consta emitido no anexo administrativo do Tribunal de Justiça
  19. 2ª Via da certidão de nascimento emitida a menos de 6 meses
PS.: Reconhecer firma de todos os documentos e tirar ao menos 2 xerox autenticadas de cada, pois o Consulado fica com os originais e com uma xerox autenticada e é importante que você também fique com uma xerox autenticada de cada um deles.

     Fui com duas amigas tirar o meu Visto, fomos atendidas por funcionários diferentes e os documentos pedidos foram novamente diferentes, mas como levamos TUDO não houve problema., não faltou nada, sobrou. Deixo a dica: prefiram pecar pelo excesso a arriscar e, talvez, ter que fazer viagens a mais ao Consulado. =)

Um comentário:

  1. Obrigado por seguir meu blog, Rayana.

    Estou bastante triste com essa história do visto. Acho que essa burocracia vai atrasar muito a minha viagem. Vc embarca quando para coimbra?

    Bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir