segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O início

           A idéia de estudar em um outro país sempre me agradou. Ainda durante o colégio, falava no assunto com minha mãe, mas esta sempre falava que era perigoso demais e bla bla blá...
          Quando comecei meu curso de Direito na UFPB, fiquei sabendo da existência dos programas de intercâmbio oferecidos pela Universidade e me animei novamente. O intercâmbio agora deixava de ser apenas uma experiência de vida, traria também enriquecimento para a minha vida acadêmica.
          Me informei o quanto pude e apenas neste ano pude me inscrever, pois há uma exigência em todos estes programas da UFPB de que o aluno tenha um mínimo de 40% do curso concluído. Fiz a inscrição para o PIANI (Programa de Intercâmbio Internacional) que permite aos alunos de graduação da UFPB estudarem durante um período de estudos de 6 meses ou 1 ano em uma universidade estrangeira que seja parceira, dentre estas existem universidades do mundo inteiro. 
          A seleção do PIANI é feita de acordo com o CRE (coeficiente de rendimento escolar). Algumas universidades estrangeiras fazem exigências quanto ao nível do estudante na língua do país (a Universidade de Suny Oswego, por exemplo, só aceita aluno com exame de proficiência TOEFL ou IELTS e com um nível X especificado, as notas dessas provas são critérios de desempate).    
          Passei nesta seleção, a universidade que eu tinha escolhido tinha sido a Universidade do Minho, (em Braga, Portugal), uma ótima universidade, mas que não era a que eu realmente desejava. Logo após sair o resultado do PIANI, começaram as inscrições para o Programa de Bolsas do Luso Brasileiras do Santander Universidades, o qual, diferentemente do PIANI, oferece bolsas de estudo, mas só envia estudantes para Universidades Portuguesas.
          Fiquei muito animada quando abriram as inscrições para o Programa do Santander, pois além da bolsa de estudos que eu poderia ganhar, haviam vagas para a Universidade de Coimbra por este programa (neste ano não abriram vagas para a UC pelo PIANI), que era a universidade que eu pensava em ir desde o início do curso de Direito, por ser muito bem conceituada na área.
          Enfim, passei no programa e comecei a maratona em busca dos documentos para a retirada do Visto.

          P.S.: Aos alunos da UFPB que tiverem interesse por maiores informações sobre o PIANI  e o Programa de Bolsas do Santander Universidades, entrem no site da AAI (Assessoria para Assuntos Internacionais): http://www.ufpb.br/aai/index.html

2 comentários:

  1. Oi Rayana, tudo bem?
    Estou na mesma espectativa que você descreve acima. Na minha faculdade, UFRJ, abriu a pré-incrição esse mês.
    Busquei informações quanto as matérias que poderiam ser cursadas na Universidade de Coimbra mas não encontrei. Você sabe se há alguma restrição em cursar matérias obrigatórias ou optativas?
    Se tiver outras informações, por favor me passe.

    Obrigada
    Carolina

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carolina,

    A Universidade de Coimbra não impõe restrições às cadeiras que você irá escolher para cursar! Inclusive, há alunos da graduação que até optam por cursarem umas cadeiras do mestrado, isso vai depender mesmo de qual é o seu objetivo. Não importa para eles se as cadeiras cursadas serão optativas ou obrigatórias, essa classificação não é para nós "erasmus" (todos os estrangeiros que estão em intercâmbio em Coimbra são chamados de "erasmus").

    Ah, e não precisa se preocupar tanto com o plano de estudos que será enviado à Coimbra durante a sua inscrição, pois ao chegar na Universidade, você terá a oportunidade de assistir a algumas aulas antes de decidir se quer mesmo continuar com aquelas cadeiras escolhidas inicialmente ou se quer fazer alguma modificação. Assim, faça um plano de estudos simples e quando chegar lá, decide melhor, pode até entrar com algum pedido para cursar cadeira de mestrado, cadeiras de outros cursos, ou o que você quiser.

    A única preocupação na decisão final das cadeiras escolhidas deve ser com a aceitação delas pela UFRJ. A UFPB, por exemplo, aceita poucas cadeiras pra aproveitamento, como Direito Internacional Público. Já outras Universidades não aceitam a cadeira que você cursou em Coimbra para substituir uma outra que deveria ter sido cursada no Brasil, mas aproveita-a como se ela fosse uma cadeira optativa. Assim, é interessante procurar se informar como a UFRJ trata dos aproveitamentos!!

    Qualquer dúvida, pode deixar um recadinho.

    BOA SORTE,

    Rayana Leitão.

    ResponderExcluir