quinta-feira, 24 de março de 2011

Barcelona - Espanha

          Após a festinha de Natal, viajei para Lisboa para encontrar o meu namorado, Rodrigo, que estava chegando do Brasil para fazermos umas viagens e passar a festa de Ano Novo ao meu lado.  =) O vôo dele atrasou e acabou não dando para passearmos muito por Lisboa nestes dias, pois tínhamos passagem comprada pra Barcelona. Fomos a Barcelona no dia 27 de dezembro de 2010.
          Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha, perdendo apenas para Madrid e é a sexta área urbana mais populosa da União Européia. Tem um dos portos mais movimentados do Mediterrâneo e é considerada a capital da Catalunha, que é uma comunidade autônoma da Espanha, situada a nordeste da Península Ibérica. A Catalunha é quase um país dentro de outro país, tendo governo semi-autônomo e língua própria, o catalão.
           Apesar de poder desenrolar com o inglês, nem eu, nem Rodrigo falamos espanhol, assim tivemos o cuidado de imprimir junto com as reservas do hotel, seu endereço, telefone e informações sobre "como chegar", que sempre estão disponíveis nos sites de reserva. Como o aeroporto não é muito central, precisamos pegar um trem que parou numa estação bem próxima ao hotel. Descemos, pegamos nosso mapinha imprimido da internet e achamos o hotel rapidinho. Como já era tarde, preferimos descansar para aproveitar bem o dia seguinte.
          A cidade além de competir com Madrid na cultura, no comércio e nos esportes, considera-se à altura das grandes cidades europeias, e está.
          Amei conhecer Barcelona e dentre as cidades espanholas que conheci (Madrid, Toledo, Salamanca e Barcelona) com certeza ela é a mais linda, interessante e maravilhosa. Se antes eu não tinha ídolos, hoje posso até dizer que sou fã de Gaudi e estou completamente apaixonada por suas obras.

          No dia 28, nossa primeira parada foi a "Sagrada Família". Que é LINDAAAAAAAAA!! Sem dúvidas a Igreja mais linda que já vi. A Sagrada Família é a maior obra de Antoni Gaudí, pela qual dedicou sua vida. Gaudí morreu e apenas uma torre estava pronta, o projeto continua em obras seguindo o projeto original de Gaudí. Impossível não se impressionar!! Dentro da Igreja, há um museu que mostra o trajeto da contrução, planos e desenhos originais de Gaudí, objetos relacionados ao projeto, maquetes. Para mais informações sobre a Sagrada Família, visite o site do templo:   http://www.sagradafamilia.cat/index.php
          Depois da Sagrada Família, paramos para almoçar e fomos andar pela cidade sem rumo certo. Acabamos por nos deparar com o Arco do Triunfo de Barcelona, bem menor que o de Paris, mas bem legal. Encontramos um cantor com uma bandeira brasileira, cantando e tocando MPB, paramos para falar com ele jurando que se tratava de um "brasuca", mas era um francês apaixonado pelo Brasil que tinha vivido muito tempo no nosso país tropical casado com uma brasileira; o casamento não deu certo e ele acabou se divorciando e voltando para a Europa. Conhecemos ainda uma bela praça onde pessoas corriam, outras passeavam com crianças e outras ainda jogavam ping-pong.
          Após "perambumlar" por Barcelona, resolvemos ir para a "Las Ramblas", mas no caminho visitamos a Catedral de Barcelona e outros monumentos e atrações interessantes que encontrávamos. A Las Ramblas é uma das avenidas mais famosas da Espanha, é muito movimentada e cercada de lojas, cafés e mansões, seu calçadão é ocupado por músicos, mímicos, leitores de tarô, homens estátuas, vendedores ambulantes etc. Um famoso edifício da rua é "Palau Guell", que é uma mansão em estilo neogótico também de Gaudí. Outra coisa interessante na rua é o Mercat de Sant Josep, um mercado de alimentos, conhecido por "La Boqueria".
          Na extremidade sul das Las Ramblas encontramos o monumento a Cristóvão Colombo e logo depois encontramos a ponte giratória para pedestres em Port Vell. Depois de percorrer a Las Ramblas de Barcelona, chegamos no fim da tarde à ponte giratória, fomos ao Moll D`Espanya, um shopping que fica após a ponte giratória, e paramos para tomar um café no Starbucks enquanto apreciávamos um belíssimo pôr do sol!
          Muito cansados, pegamos um metrô e voltamos para o hotel. Tomamos um banho e fomos andar na região próxima, onde havia um Shopping legal e a Torre Agbar, que é um torre que possui 142 metros de altura e é feita de diversos materiais, o piso, por exemplo, até o andar 26 é formado por concreto e vidro, e depois deste, foi utilizado aço e vidro. A superfície do edifício é constituída por placas de alumínio coloridas. Ele é o terceiro maior edifício de Barcelona, é uma obra do arquiteto Jean Nouvel e pertence à Companhia de Águas de Barcelona.
          No dia seguinte, conhecemos um casal de brasileiros no café da manhã, que nos convidou para ir com eles ao primeiro ponto do dia, o Parque Guell, que é um belo jardim desenhado por Gaudi por encomenda do empresário Eusebi Guell. O Parque Guell foi incluído pela UNESCO em 1984 como patrimônio da humanidade. Acho que o Parque Guell e a Sagrada Família são os pontos mais lindos de Barcelona. No Parque, além da belíssima arquitetura, existe uma paisagem encantadora, uma vista onde podemos nos deslumbrar com a linda Barcelona e o Museo de Gaudi que é a casa onde ele morou durante um tempo. Ainda encontramos por lá uma banda alternativa muita "MASSA" (e olha que eu não sou uma pessoa que se possa chamar de alternativa), todas as pessoas que passavam, paravam pra ouvir um pouquinho do som daqueles caras geniais, a música era realmente boa!
          Do parque Guell, pegamos um metrô e fomos ao Parque de Montjuic. Chegando na estação de metro da região, pegamos um teleférico e fomos ao Castelo de Montjuic. O castelo não tem lá tanta coisa pra se ver, mas também proporciona uma bela vista da cidade. Aproveitamos pra comer uma "paeja" em um restaurante dentro do castelo, descansamos um pouco e voltamos ao hotel. Aproveitamos o tempo sobrando para olhar umas lojinhas, depois pegamos as bagagens e fomos ao aeroporto de onde partiríamos para Paris.

Um comentário: