segunda-feira, 18 de julho de 2011

Paris - a cidade mais visitada do mundo


          Para mim, Paris sempre foi a cidade dos sonhos. Eu desde sempre escutei minha avó, mãe e tias falarem da Torre Eiffel, do Museo do Louvre, da Champs-Élysées, do Arco do Triunfo francês...
          Bom, começo dizendo que a minha primeira viagem a Paris, que tinha tudo para ser um sonho, não foi lá tudo o que eu queria.
          A companhia não podia ser melhor: o meu namorado, Rodrigo; o hotel também era bem legal e muito bem localizado, ficava na rua de trás da Torre Eiffel; ... e então o que deu errado?? Vamos lá...
          Chegamos em um vôo noturno no Aeroporto Charles de Gaulle, que fica um pouco afastado da cidade e já no aeroporto tivemos complicações porque o centro de informações já estava fechado e não havia ninguém que conseguisse nos explicar onde pegar trem, onde comprar tickets...
          Encontramos então um senhor brasileiro que morava a anos em Paris e estava com a família no aeroporto tentando comprar as passagens de metrô. Ele pôde nos dar umas orientações e o acompanhamos até as máquinas para comprar as nossas passagens também. Por lá, estava uma grande confusão, porque as máquinas não recebiam dinheiro, só cartão de crédito (um absurdo, né?). Compramos os tickets e fomos com o grupo de brasileiros para a estação de metrô, mas o metrô tinha parado de funcionar devido à neve. O.o
          O jeito então seria pegar uma espécie de trem que há naquele aeroporto e que nos deixa na estação de ônibus mais próxima, e ir de ônibus para a estação central da cidade, onde pegaríamos um taxi até o hotel. O problema é que os ônibus estavam todos lotados e a maior parte das pessoas levavam bagagens grandes, que não cabiam mais nas malas dos ônibus, além disso não era permitido levar bagagens junto aos passageiros, a não ser bagagem de mão.
          Encontramos um dos ônibus em que o motorista procurava por passageiros sem malas, pois ainda haviam 2 vagas, então fomos eu e Rodrigo, cada um com sua mochila e tivemos que nos separar do grupo de brasileiros que estávamos acompanhando. Foi muita "sorte" nossa, vocês não imaginam o frio que todos estavam passando e o caos que a neve estava causando em Paris naqueles dias.
          Fui  em um banco junto com uma francesa muito simpática e conversamos um pouco em inglês durante a "viagem", eu tentando decifrar seu sotaque "afrancesado", e ela o meu, não tão legal também (rarara). O meu roteiro de "como chegar" no hotel, não podia ser seguido, pois os meios de transporte que utilizamos não foram o esperado. Pedi orientações à francesa, que me ajudou com muita gentileza.
          Eu e Rodrigo descemos na parada que a mulher nos orientou, pegamos um taxi (com um taxista super chato) e fomos ao hotel. Um alívio! No caminho já vimos o Arco do Triunfo e a Torre Eiffel (Lindoos).
          No dia seguinte, peguei um resfriado! Pois é, era o que faltava! rs Fomos a uma farmácia e a farmacêutica só falava francês. O.o Mas foi muito simpática e conseguimos explicar que queríamos um remédio para grite. Como?? Inglês e mímicas! rarara Rimos muito!
          Seguimos então para o nosso roteiro: Torre Eifell pela manhã, Museo do Louvre a tarde! A Torre Eiffel é linda sim, enooorme, mas vê-la pela manhã não é muito diferente do que se vê nos retratos. Fiquei decepcionada! Já o museo do Louvre é um encanto, é tudo o que eu imaginei e muito mais. Fiquei encantada, pena que meu tempo era curto, afinal uma tarde não dá pra ver muito, precisei fazer um tour dentro do museo e me focar em algumas obras que eu tinha mais interesse!
          Do Louvre fomos para a avenida Champs-Élysées, tomar um café e dar uma volta nas lojinhas. Ao fim da avenida nos deparamos com o Arco do Triunfo, o mais belo de todos, sem dúvida alguma!
          Ao fim do dia, estava tão cansada que não conseguimos sair pra balada alguma, nos contetamos em voltar para o hotel, tomar um bom banho e sair para jantar em um restaurante legal que o rapaz do hotel nos indicou. Comemos uma pizza muito boa a luz de velas; se não tivessem jogado um ovo cru por cima da pizza, ela estaria melhor ainda! rara
          Voltamos então para o hotel e fizemos o roteiro do dia seguinte: Catedral de Notre Dame, o Panthéon, que é uma igreja antiga, famosa por abrigar restos mortais de muitos franceses famosos, entre outros. Neste dia, depois dos pontos que decidimos visitar, voltamos à Torre Eiffel, pois eu queria muito vê-la à noite, resultado: MARAVILHOSA, à noite sim posso dizer que ela é emocionante.  Depois de tudo, ainda deu tempo de irmos às Galeries Lafayette e de passarmos em umas lojinhas para comprar lembrancinhas!!
          Um pouco sobre os principais pontos turísticos da cidade:
- Arco do Triunfo: monumento situado na praça Charles de Gaulle, em uma das extremidades da Champs-Élysées. Foi construído em comemoração às vitórias de Napoleão Bonaparte, que ordenou sua construção em 1806, ficando pronta em 1836. Há gravado nele 128 nomes de batalhas e 558 generais.
- Avenida Champs-Élysées: seu nome significa Campos Elíseos e faz referência ao lugar dos mortos na mitologia grega. É uma das mais largas e famosas avenidas do mundo com cafés, lojas luxuosas, restaurantes, cinemas e suas belas árvores castanheiras-da-índia.
- Catedral de Notre Dame: é uma famosa catedral gótica localizada no centro da cidade, na Praça Parvis. Notre Dame significa Nossa Senhora, e foi atribuído porque a catedral é mesmo dedicada à Nossa Senhora. Visite o site oficial da Catedral e saiba mais sobre ela: http://www.cathedraledeparis.com/
- Disneyland Resort Paris: inaugurado em 1992, é um complexo do conglomerado da Disney localizado em Marne-la-Vallée e contém dois pequenos parques multitemáticos: Disneyland e Walt Disney Studios, e sete hotéis. É o segundo parque da Disney fora dos Estados Unidos, perdendo apenas para o Tokyo Disney Resort. Não visitamos! :)
- Moulin Rouge: um cabaré antigo famoso com seu moinho vermelho localizado no terraço do edifício. utilizado hoje como ponto turístico. Foi construído por Josep Oller em 1889 e tem uma história ligada à boemia da cidade, é um símbolo da noite parisiense. Ainda oferece uma grande variedade de espetáculos que relembram o ambiente boémio da "Belle Époque".
- Museo do Louvre: famoso por abrigar a Mona Lisa, está instalado no Palácio do Louvre, no centro de Paris. É um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Além da Mona Lisa, abriga obras famosas como: a Vitória de Samotrácia e a Vénus de Milo, além de coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana e obras-primas de grandes artistas da Europa, como: Michelangelo, Goya, Rubens, Rembrandt e Ticiano.




- Palácio de Versalhes: é a maior atração turística do mundo. Foi construído por Luis XIV para abrigar a corte. Era o símbolo do poder, glória e riquesa do Rei Sol (Luiz XIV). Está localizado na cidade de Versalhes. Não deu tempo de visitarmos, mas ainda quero muito ir conhecer.

- Pantheon: uma igreja muito antiga situada no monte de Santa Genoveva. Encontram-se no Pantheon os restos mortais de figuras importantes como: Alexandre Dumas, Émile Zola, Jean-Jacques Rouseeau, Jean Monnet, Louis Braille, Marcellin Berthelot, Marie Curie, Pierre Curie, René Descartes, Victor Hugo, Voltaire, entre outros. (ADOREI!)

- Torre Eiffel: é a famosa torre de ferro localizada na Champ de Mars. Símbolo da França, foi desenhada pelo engenheiro Gustave Eiffel e projetada para o centenário da Revolução Francesa. Possui 324 metros de altura e 10.000 toneladas, até 1930 foi a estrutura mais alto do mundo. A torre possui 3 níveis, que podem ser visitados, o 1º e o 2º deles, possuem restaurantes e no último há um museu. A Torre Eiffel era pra ser uma estrutura temporária, mas como fez muito sucesso, tomou-se a decisão de não desmontá-la.
          Claro que três dias não são suficientes pra conhecer Paris da melhor forma possível, mas conseguimos conhecer os pontos que mais nos interessavam e pretendemos voltar para visitar o que faltou.
          Para finalizar esta viagem romântica, acordamos no dia 31 de dezembro para tomar o nosso café tranquilamente e pergarmos o nosso vôo para Roma, onde a festinha de Reveillon nos esperava. Terminamos o café, e fomos nos informar com o rapaz do hotel sobre o lugar onde pegaríamos o transfer para o aeroporto. O rapaz então nos perguntou o número do vôo e ficamos sabendo que o aquele vôo já havia partido desde às 9:30hs da manhã! O.o Estávamos tão cansados de tantas viagens que Rodrigo confundiu o horário do vôo com o horário do vôo da Itália para Portugal. 
          Enfim, corremos para uma agência de viagens, pois ainda pretendíamos passar o Reveillon em Roma! Conseguimos passagens para um dos primeiros vôos que sairia do aeroporto  Orly para Roma, acabamos comprando de uma companhia que nem conhecíamos mesmo, voltamos para o hotel, pegamos as malas e fomos de taxi ao aeroporto para chegar a tempo do vôo às 14hs. O vôo, no entanto, foi cancelado e só saimos de Paris às 17:00hs! Pois é, terá sido um olho gordo que colocaram em nós? rara No final, conseguimos chegar à tempo da festa de Reveillon em Roma, mas depois conto o que aconteceu por lá.