sábado, 20 de novembro de 2010

Meu aniversário - 26 de outubro

         
          Esse post não tem muita relação com o blog, mas achei importante fazer um post sobre meu aniversário pra homenagear aqueles que estiveram comigo no meu dia! =)    Achei que ia ser um dia depressivo, mas foi super divertido!
          Meu aniversário caiu bem no meio da latada e no dia do Cortejo! Passei a tarde olhando o Cortejo e umas lojinhas da Baixa. A tardinha, encontrei-me com as amigas e fomos ao supermercado comprar coisinhas para fazer um jantar! =)
          Chamamos os amigos mais próximos e fizemos um jantar em minha casa! Compramos frios e pão de alho pra a entrada e o jantar foi dois tipos de massas com um molho branco que tinha os meus ingredientes favoritos: franguinho, atum, milho... e umas batatas deliciosas feitas no forno que ainda não tem nome! Compramos ainda vinhos e iced tea! Ah! E ganhei uma torta "floresta negra" deliciosa das meninas (obrigada, meninas)!! =DD
          Não estava com minha família, nem com meus amigos do Brasil, mas posso dizer que aqui também tenho uma família maravilhosa! Jantamos, brindamos, brincamos, cantamos os parabéns e fomos pra LATADAAA! =DD  
Marília, Letícia, Daniel, Murilo, Maíra, eu e Glenda
 
Jantar improvisado
          Eu e as meninas tivemos de dividir o macarrão, as batatas e tudo o mais e cada uma fez uma parte, porque quando ligávamos todas as bocas do fogão daqui de casa, as luzes apagavam! Foi um sufoco! kkkkkkkk Mas foi engraçado! Tenho amigas maravilhosas... x)  Obrigada novamente, meninas! rs
          Obrigada, Murilo, nosso chefe de cozinha, por dar os toques finais na nossa comidinha! rs  Obrigada a todos os meus amigos e familiares do Brasil que se preocuparam, ligaram, mandaram mensagens, etc, etc. E obrigada a todos os que vieram: Mari, Lê, Maíra, Glenda, Daniel, Murilo e Paulo! Ah, Daniel, um agradecimento diferenciado a você que me deu o primeiro presente do dia, um copinho do Slush Ice!! rs  =DD

P.S.: Mainha, TE AMO!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Latada 2010

          A Festa das Latas e Imposição de Insígnias é uma festa tradicional em Coimbra que acontece em outubro e tem por objetivo celebrar o início do ano letivo e dar as boas vindas aos novos estudantes! Ela teve origem no início do século XIX, mas desta época até antes da década de 50 do nosso século era festejada com outro objetivo, o de comemorar o término das atividades escolares, utilizando latas e outros objetos barulhentos!
 
Cartaz da festa

A entrada
 
Muita gente reunida pra assistir à Serenata

          A Latada deste ano começou no dia 20 de outubro, quarta-feira. A Serenata sempre marca o início desta festa! Como tradição, os grupos de amigos das faculdades se reúnem e fazem jantares antes da Serenata, o famoso "jantar da serenata"! Fui chamada a um jantar das minhas colegas de casa que são portuguesas, mas acabei não indo... =/
          A Praça do Comércio, onde houve a Serenata estava extremamente cheia, um verdadeiro formigueiro de gente, não conseguíamos nem andar e acabamos ficando longe do "fuzuê", tirando fotos por aí.

quarta-feira (20-10-2010)

          Após andar um pouco pelos lugares menos cheios da Serenata, decidimos ir a um lugar fechado e quentinho (risos), estava MUITO frio na rua. Fomos, então, a um barzinho legal daqui chamado "Tapas", lá tocam músicas brasileiras e é bem animado, mas as músicas não são das mais novas (rararaa), uma música que sempre toca, por exemplo é "Anna Júlia" de Los Hermanos (pode acreditar!! rs). 


Eu, Marília e Lê no Tapas

O "Tapas"

 
A tenda eletrônica
           O segundo dia, 21 de outubro, quinta-feira, foi, como sempre o é, reservado ao Sarau Acadêmico e os demais dias são noites de festas com artistas famosos portugueses, como pode ser visto no cartaz adicionado no início do post.
          Eu e meus amigos fomos a todos os dias da Latada e em cada dia a "prévia" era feita na casa de alguém, pois a festa só começa às 2hs da manhã! O.o  
         


quinta-feira (21-10-2010)

sexta-feira (22-10-2010)
 
sábado (23-10-2010)
 
domingo (24-10-2010)
 
segunda-feira (25-10-2010)

terça-feira (26-10-2010)
 
quarta-feira (27-10-2010)

O Cortejo

           Sobre a latada, não se pode deixar de falar do Cortejo. O Cortejo aconteceu no dia 26 de outubro, terça-feira, durante a tarde. No cortejo, os caloiros se juntam aos respectivos padrinhos* e desfilam pelas ruas com suas fantasias que geralmente passam mensagens críticas sobre a realidade do ensino superior e da política do país, este ano houve grande crítica à ação social escolar e à falta de bolsas de estudo no Ensino Superior. A Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) abriu o cortejo com um canguru sem bolsa, uma sátira à situação atual,  mostrando que há estudantes a "saltar" do Ensino Superior porque não têm bolsas. Alguns dirigentes associativos ainda surgiram de mãos atadas, querendo dizer que mesmo que queiram, não conseguem lutar sozinhos.
          *PADRINHO: No início das aulas o caloiro é escolhido por um aluno do mesmo curso e que não seja caloiro, claro, para ser seu afilhado; se ninguém o escolher como afilhado, o caloiro também pode procurar um padrinho. No cortejo, os padrinhos compram o kit do caloiro, que é formado por uma chupeta, um penico e um apito da cor do curso que os caloiros vão levar consigo durante o Cortejo e escolhem as fantasias do caloiro!

    

Caloira com fantasia de ovo, seu penico e sua chupeta

           Os estudantes que estão no penúltimo ano do curso levam um nabo para "ornamentar", como eles dizem, as suas pastas durante o cortejo. Os caloiros vão roendo as cabeças dos tubérculos ao longo do desfile e no final deste, seguindo a tradição, o "doutor" (como são chamados os alunos do 2º e 3º ano) deve atirar o ramo do nabo ao rio Mondego para que consiga acabar o curso.

Caloiro roendo o nabo
          O desfile começa  na alta universitária e termina junto ao largo da portagem, nas escadas do Rio Mondego, que é onde ocorre o batismo dos caloiros. Ao final do trajeto, o penico é usado pelos os padrinhos para batizarem o caloiro com as águas do Rio Mondego. O batismo aqui simboliza o início de um novo ciclo na vida dos caloiros, "as águas inundam a vida dos caloiros com o espírito acadêmico", é o que eles dizem!
Catarina, uma amiga portuguesa, sendo batizada
            Bom, isso foi a latada 2010, uma das duas maiores festas que têm em Coimbra! A festa é paga, só a Serenata e o Cortejo que não, mas vale muito a pena participar de todos os dias, quem vier a um intercâmbio em Coimbra, não pode deixar de ir! =)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aveiro - A Veneza Portuguesa

          Aveiro é conhecida como a Veneza Portuguesa e parece mesmo! Disse isso ao pessoal assim que vi a Ria de Aveiro e nem sabia que esse "apelido" era atribuído à cidade.

A ria de Aveiro
          Aveiro fica bem próximo a Coimbra, são apenas 68km de distância. Um amigo, chamado Carlos, estava indo passar o dia lá com um pessoal da universidade (brasucas e romenos) e eu resolvi ir também, mesmo sem conhecer o grupo! A cidade é bem pequena, mas é LINDA! É um passeio que vale a pena fazer!

Brasucas e Romenos

          Existem lá umas bicicletas, chamadas BUGAs, abreviação para Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro, que são disponibilizadas a todos os cidadãos, basta "pegar, andar e devolver" no ponto de BUGAs! Achei isso muito legal, é a única cidade de Portugal que tem, mas soube que existem outras cidades do mundo com programas semelhantes! O sistema de uso é como uns carrinhos de supermercado em que você introduz uma moeda e a recupera quando devolve a bicicleta em um dos parques existentes, os "parques BUGA". Para facilitar a circulação do tráfego, a cidade é toda adaptada com pistas apropriadas para as bicicletas.

BUGA
          Viajamos de comboio, íamos no do primeiro horário, mas o perdemos e acabamos chegando um pouco tarde, já eram 11hs da manhã. Assim que chegamos, fomos em busca das BUGAs pra conhecermos a cidade de bicicleta, mas não tinha mais nenhuma disponível, então passeamos um pouco a pé pela cidade, tiramos fotos e fomos almoçar num Shopping já que tinha mais variedades de almoço (em grupos grandes é complicado decidirmos por um restaurante que agrade a todos).
          Depois do almoço, fomos a outros pontos turísticos e resolvemos conhecer a chamada "Praia da Barra"! Muito linda, mas apesar de estar fazendo MUITO sol (o que fizeram as fotos ficarem extremamente claras), estava frio. A praia estava bem paradisíaca, mas disseram que o verão por lá é agitado!

Praia lindaa!

Eu não me arriscaria nem com roupas de proteção!! Que frioo! (rarara)

         A tardinha, fomos à Ria de Aveiro. Para explicar o que é uma ria, recorri à Wikipédia, porque sinceramente ela não fez parte das minhas aulas de Geografia do colégio (rarara). Segundo a Wikipédia a ria "é uma configuração geográfica formada pela foz de um rio, formando um vale costeiro submergido ou estuário que foi tomado pelo mar. Como consequência, obtém-se um braço de mar que se introduz na costa, coincidindo com a desembocadura de um rio, que também se influencia pelo regime de marés". Entendeu? (rarara)
          A ria de Aveiro é muito utilizada para fins turísticos e é cheia de uns barquinhos característicos de lá, chamados "moliceiros".

          Passeamos em um "moliceiro" desses, o qual chamava-se "Viva a Ria", e o passeio ainda incluía champanhe e um doce muito tradicional daqui chamado "ovos moles", que eu particularmente não gosto porque detesto gemas de ovos, ingrediente principal do doce!! (rs)

"Viva a Ria" 
          Após o passeio no moliceiro tiramos mais umas fotos pela cidade e aproveitamos os últimos raios de sol para conhecer o Parque Infante D. Pedro (ainda deu tempo!! O.o).


          Voltamos para Coimbra no último Comboio, às 20:30hs! Posso dizer que o passeio valeu realmente a pena! =)