quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A última semana antes de Coimbra

      
          A última semana antes de eu vir a Coimbra foi bem movimentada. Minha passagem estava comprada para o dia 18 de setembro e no dia 13 de setembro o Consulado ainda não havia dado uma resposta.
          A seleção para o Programa do Santander foi bem tarde e consequentemente a minha Carta de Aceitação também chegou tarde. O coordenador de relações internacionais da UFPB pediu para não entrarmos em contato com as universidades estrangeiras, pois essas questões são delicadas e blá blá blá... Esperei um "bocado", mas como nenhuma resposta chegava, resolvi entrar em contato com a Universidade de Coimbra, pois eu precisava urgentemente dar entrada em meu Visto de Estudos e pra isso precisava da Carta.
          Descobri que por algum problema a Universidade não havia recebido a minha documentação e fiquei ainda mais desesperada, mas Dr. Regina Freitas (das relações internacionais da UC) conseguiu agilizar minha Carta que chegou 2 dias após eu entrar em contato com ela! Foi uma felicidade pra mim ver o e-mail com um arquivo anexado chamado "Carta de Aceite". Nossa, uma alegria! Até parecia que meu problema estava resolvido, mas não estava de forma alguma, afinal já era dia 20 de agosto, uma sexta-feira.

          Bom, o Vice-Consulado de Recife, onde dei entrada no meu visto, só funciona pela manhã e, por isso, não tive como dar entrada no visto na própria sexta-feira, pois minha Carta chegou ao meio dia. Mas já estávamos com todos os documentos necessários pra o Visto e na segunda-feira seguinte fui cedinho com Rafaela, a mãe de Rafaela e Ingrid para Recife (Rafaela e Ingrid também estão no intercâmbio e ganharam bolsas do Santander; elas estão em Braga - Portugal  e também receberam suas cartas de aceite na sexta-feira, dia 20).
          No Consulado, fui atendida por Corina que, aliás, é um amor de pessoa, mas ela deixou bem claro que os vistos estavam saindo no prazo mínimo de 30 dias. Deixei junto aos meus documentos uma Declaração de Urgência que explicava a minha situação e pronto, bastava eu rezar, né?! rs   Fiz até promessa (rarara), afinal as aulas começariam no dia 06 de setembro e minha passagem estava comprada pra o dia 18 de setembro, já com 2 semanas de atraso nas aulas.
          Como sou uma pessoa impaciente e não consigo "sentar e esperar", liguei algumas vezes pra o Cônsul de Salvador (todos os vistos que têm entrada em Consulados portugueses do NE são enviados pra o Consulado de Salvador), apesar de já ter mando a Declaração de Urgência, pra explicar a minha situação e tentar agilizar o meu processo (isso deu certo!!). No dia 14 de setembro, numa terça-feira, o meu visto foi autorizado, o processo do Visto durou, portanto, 21 dias (foi rápido!).
          Como faltavam apenas 4 dias pra a minha viagem, tive que ir pegar o Visto em Salvador, pois não daria tempo esperar ele chegar em João Pessoa. Na mesma hora que recebi a notícia de que meu Visto havia sido autorizado, acessei a internet e comprei minha passagem pra Salvador.
          Fui a Salvador no dia 16 de setembro, uma quinta-feira e voltei no mesmo dia com o Visto em mãos (aleluia!!). Na sexta-feira, resolvi os últimos detalhes da viagem: troquei meus reais por euros (o que eu já devia ter feito); comprei mais umas coisinhas que faltavam... A noite fui a festinha de Sophia, minha prima e aproveitei pra me despedir de todos os familiares (a despedida dos amigos já havia acontecido). No sábado, terminei de fazer as malas com a ajuda de mainha e viajei pra Natal depois do almoço!
          Meu vôo saiu às 20:40hs da noite (horário do Brasil) e cheguei às 8hs da manhã em Lisboa (horário de Portugal).

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Visto: o seguro saúde

          Para a retirada do visto é necessário fazer um seguro saúde internacional com apólice no valor mínimo de 30.000 euros, com direito a repatriação e válido por 1 ano OU modelo PB4 ref. Acordo Brasil/Portugal Segurança Social - INSS - Ministério da Saúde.         
          Muitas agências de câmbio fazem este tipo de seguro, como a STB (http://www.stb.com.br/) e a CI ( www.ci.com.br/site/home ). Eu pesquisei sobre e até tinha as tabelas de preços dessas agências no meu e-mail, mas quando fui informada sobre PB4, vi que este era a melhor opção, uma grande economia, o que é importante para nós que já temos muito com o que gastar.         
          O PB4 é um seguro que dá direito a gratuidade de assistência médico-hospitalar (de emergência ou regular) aos brasileiros em Portugal e em alguns outros paises como Espanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Cabo Verde, Uruguai, Argentina e Chile. Através dele os estrangeiros dos paises parceiros também podem obter o acesso gratuito ao sistema de saúde pública brasileiro. Esse seguro pode, inclusive, ser usado para a aquisição de medicamentos.         
          Vale lembrar que o sistema de saúde pública dos paises europeus não é como no Brasil, além do que provavelmente iremos utiliza-lo apenas para urgêcias, portanto acho sim mais vantajoso.          Para obter este seguro basta que você ou seu responsável (se você tiver menos de 21 anos) contribua com o INSS.         
          Documentos necessários para a obtenção do Certificado do Direito à assistência médica:

          # Para empregado com Carteira de Trabalho assinada e dependentes:
          - Xérox do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);
         - Xérox dos três últimos contra-cheques (se celetista), ou os três últimos comprovantes de pagamentos, demonstrando os recolhimentos do INSS;          - Xérox da Carteira de Trabalho (qualificação e Contrato de trabalho);
          Dependentes que irão viajar:
          a) Xérox do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);
          b) Xérox da Certidão de Casamento, se for o caso;
          c) Xérox da Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos (dezoito) anos.

          # Para trabalhador autônomo, que recolhe o INSS e seus dependentes:
          - Xérox das 03 (três) últimas contribuições, como também cópia da capa do Carnê onde se vê o nome e o número de inscrição do segurado no INSS.;
          - Em caso de 1 ª vez, Xérox da ficha de inscrição no INSS.
          - Xérox da Identidade
          - Em caso de renovação, apresentar todas as contribuições envolvendo o período a partir da data do fornecimento do Certificado Anterior, até a emissão do novo Certificado;
          - Xérox do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);
          Dependentes que irão viajar:
          a) Xérox do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);
          b) Xérox da Certidão de Casamento, se for o caso;
          c) Xérox da Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos (dezoito) anos.

           # Empregador e seus dependentes:
           - Xérox do contrato Social;
          - Xérox do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);          - Xérox do GRPS (último);
           Dependentes que irão viajar:
          a) Xérox do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);
          b) Xérox da Certidão de Casamento, se for o caso;
          c) Xérox da Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos (dezoito) anos.

          # Aposentados e seus dependentes:
          - Número do benefício;
          - Xérox do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);
          Dependentes que irão viajar:
          a) Xérox do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);
          b) Xérox da Certidão de Casamento, se for o caso;
          c) Xérox da Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos (dezoito) anos.


OBSERVAÇÕES:
a) O interessado deverá, no ato da entrega da documentação, fornecer o endereço da residência e domicílio do segurado no Brasil e no país de destino.
b) É vedado fornecimento de certificado a funcionários públicos regidos sob égide da Lei 8.112/90, exceto para Portugal.
c) O certificado terá validade de um ano, contado a partir da data da assinatura.


          Se você não se encaixa em nenhuma destas opções, pode ainda contribuir como "Facultativo" para conseguir o PB4. Você vai ao prédio do INSS, diz que quer contribuir como "facultativo" e pede algumas guias de reconhimento adiantadas para pagar; o número de meses que você deve pagar corresponde à metade do número de meses que vc quer de seguro, assim se você quiser 8 meses de seguro saúde, deve pagar 4 guias. Depois disso não é necessário continuar a contribuição, porque o "facultativo" não é obrigado a pagar todo mês. Se você for contribuir de acordo com o valor do salário mínimo, o valor de uma guia será 11% sobre o valor do salário mínimo, eu paguei R$ 56,10 por guia (tive que contrinbuir como "facultativo" porque tenho 22 anos).
          Outro ponto importante é que o seguro terá validade a partir do dia em que você assinar o PB4, então atenção com a data de retorno. Eu, por exemplo, tive que pagar 4 guias, pois fiz o PB4 em agosto de 2010 e volto de PT em março de 2011, assim meu seguro vale por 8 meses e terá validade até abril.            
          Para quem mora em João Pessoa, indico a vocês irem até o INSS que fica na avenica Presidente Getúlio Vargas no Centro, pois em alguns lugares os funcionários não sabem informar sobre este seguro. Fui até o INSS da Epitácio e a funcionária disse que não podia me dar estas guias "adiantadas", ela nem sabia do que se tratava o PB4.
           Depois de conseguir o certificado de direto à assistência médica ou, no caso do contribuinte "facultativo", pagar as guias, você deve se dirigir ao Ministério da Saúde.
            Lembre-se que ao chegar ao país em que deseja passar uns tempos, você deve apresentar o PB4 no Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social, da zona de sua residência.


P.S.: Meus agradecimentos ao blog "Coimbrando" que informou sobre os documentos necessários para alguns casos específicos que eu não conhecia.
P.S.2: Demorei pra enviar este post porque estava resolvendo os últimos detalhes da minha viagem! :)  JÁ ESTOU EM COIMBRA.
P.S.3: Irei começar a postar sobre a viagem, então quem tiver alguma dúvida sobre alguma outra documentação e quiser ajuda, é só deixar um recadinho!


=D

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Visto: Pedido do Visto Schengen e Comprovante das Condições de Alojamento

          Como são muitos os documentos pedidos para o Visto, vou dar detalhes sobre alguns deles nesse e em mais uns tópicos. Primeiramente, queria deixar uma página na internet que tem o Fórmulário do Visto Schengem e falar um pouco sobre o Comprovante das Condições de Alojamento.

  •           FORMULÁRIO DO PEDIDO DO VISTO SCHENGEN: http://www.consuladoportugalsp.org.br/Form_Vistos.pdf .

  •           Sobre o "Comprovante das Condições de Alojamento":
     
          - Residências Universitárias:
          No formulário de inscrição da UC há a opção de pedir residência universitária por um período de até 30 dias, mas a UC não garante que se consiga a reserva, pois as residências estão sempre cheias.
          As residências universitárias em Coimbra tem uma boa fama e é sim uma boa opção pra se ficar no início do semestre enquanto não se encontra um lugar fixo e, apesar de no formulário, ter uma observação que diz não ser possível ficar nos alojamentos universitários por mais de 30 dias, sempre se consegue renovar este período.
           As residências universitárias trazem muitas vantagens: ajuda a formar grandes grupos de amigos, o que é ótimo principalmente para as viagens; há limpeza semanal nos quartos e as roupas de cama também são trocadas semanalmente; os preços são legais; há segurança... Alguns detalhes podem fazer a diferença: quem quer estar se preocupando com uma lavagem de roupa de cama, quando se tem tanto a fazer por Coimbra, por exemplo? 
           O problema das residências é que, pelo que vi no site da UC, só tem quartos duplos (se a informação não proceder, alguém me diz, ok?), o que pode não ser muito legal pra quem está indo sozinho, pois terá que dividir o quarto com algum estudante que não irá escolher. Além disso, o fato das residências serem formadas por muitos quartos pode incomodar alguns.
          Bom, lendo alguns relatórios de estudantes que tiveram a experiência, vi que muitas pessoas adoraram ficar nas residências da UC e disseram indicar; outros, no entanto, disseram que não acharam legal,  a maioria destes alegando a falta de privacidade. Cabe a cada um avaliar os pós e os contras para chegar a suas conclusões.
           Importante dizer que o valor que se paga nessas residências não é muito inferior ao que se pode pagar em um quarto alugado com outros estudantes, cerca de 150 euros.
          Quem quiser dar uma olhada nas residências da UC, aqui está o site: http://www.uc.pt/sasuc/ServicosApoioEstudantes/Alojamento/Residencia.
         
          - Reserva em pousada, hotel ou albergue:
          Como eu falei no tópico anterior, quem ainda não tiver um lugar fixo e não quiser, ou não conseguir, vaga para ficar temporariamente numa Residência da UC, pode optar por fazer uma reserva em hotel, pousada ou albergue e deixar pra olhar apartamentos por lá, normalmente se exige um período mínimo de 15 dias de reserva (esse número de dias pode variar, dependendo do Consulado onde você for tirar o seu Visto). Lembrando que a maioria dos Consulados exige que a confirmação da reserva seja enviada por FAX ou pelos Correios, no entanto, algumas pessoas me disseram que levaram confirmações tiradas de sites como o www.hostelworld.com , e as reservas foram aceitas.

          Algumas pousadas que ouvi falar em Coimbra:
          
          Pousada da Juventude- http://microsites.juventude.gov.pt/Portal/pt/default.htm
          Grande Hostel de Coimbra- www.grandehostelcoimbra.com
          Residencial Domus- http://www.residencialdomus.com/
          Pensão Residencial Antunes- http://residencialantunes.planetaclix.pt/ 
        
          - Ficar na casa de alguém:
          Finalmente, quem for ficar na casa de alguém, deverá levar ao Consulado uma declaração do dono da casa com firma reconhecida em cartório, xerox da escritura, xerox da identidade do dono da casa, xerox de uma conta recente de água, luz ou telefone; se a casa for alugada, precisará da declaração do responsável pelo aluguel, uma xerox autenticada do contrato de aluguel, uma xerox da identidade da pessoa responsável pelo aluguel e a xerox de uma conta recente de água, luz ou telefone. (Bem burocrático, né?)

           Eu pedi a residência na minha inscrição da UC, mas ainda não recebi uma resposta, provavelmente não há mais vagas. Minha intenção era ficar por lá até arranjar um apartamento legal. De qualquer forma, deixei 15 dias reservados na Pousada da Juventude, que é como uma rede de pousadas para estudantes muito famosa em Portugal ( http://microsites.juventude.gov.pt/Portal/pt/default.htm ), para se hospedar nela  é preciso ter a cartão de alberguista ou o cartão jovem, ela tem ótimos preços.